terça-feira, 16 de março de 2010

CoL e Dentística

A Disciplina de Dentística Operatória (DO) da Faculdade de odontologia da USP utilizou o gerenciador CoL para reforçar o conteúdo teórico da disciplina através da ferramenta “TESTE”.
Uma pesquisa de opinião foi aplicada aos participantes com o objetivo de colher suas impressões sobre o gerenciador do curso e o seu uso como sistema complementar de ensino.
Apesar da não obrigatoriedade da participação no CoL, 100% dos alunos (n=69) da turma matriculada na disciplina DO no primeiro semestre de 2007 realizaram as atividades propostas. Dos 69 alunos da T 2007, 82,6% responderam ao questionário. Destes, 75,3% nunca tinham participado de EaD durante o curso de Odontologia, porém 68,4% já consideravam essa ferramenta útil para o aprendizado.
O incentivo por parte dos professores foi considerado por 63,2% o fator mais importante na decisão de participar do programa.
Quando indagados especificamente sobre a ferramente “TESTE”, 98,2% os consideraram efetivos, 86% consideram que auxiliaram nas aulas práticas, e 52,6% tiveram suas dúvidas sobre a matéria estimuladas .
De uma maneira geral, a ferramenta Teste através do programa CoL foi considerada por 98,2% capaz de tornar o aprendizado mais eficiente.
Constatou-se que cada aluno permaneceu em média 52,8 minutos conectado ao CoL para a realização das 15 baterias de testes propostos, tempo esse considerado razoável por 93% da turma.
Para 63,2% dos alunos a ferramenta teve como principal finalidade o estudo para a prova teórica, dado confirmado pelo grande número de acessos de véspera (64,9%) ou na semana da prova (22,8%) – dados fornecidos pelo programa.

Um comentário:

  1. Adorei o post Luciana! Gosto de ver resultados quantitativos do sucesso da ferramenta, principalmente os dados de acesso, que mostram que os alunos realmente usaram a ferramenta para estudar. Quem fez a pesquisa de opinião? A própria equipe do DO?

    - juliana

    ResponderExcluir